A Cooper Frutos do Paraíso foi fundada em 2006 por agricultoras e agricultores familiares que se reuniram para vender seus alimentos aos supermercados locais, tendo como objetivo social fundamental a ampla defesa dos interesses econômicos e sociais dos agricultores familiares cooperados e estabelecendo uma relação direta entre a produção e a comercialização e tendo como missão promover, junto aos seus cooperados e suas famílias, a economia solidária, a produção de alimentos com métodos de base agroecológica e a defesa da cidadania baseada nos princípios da cooperação, da liberdade, da democracia e da integração social, bem como apoiar iniciativas empreendedoras que lhes garantam auto suficiência econômica e seu pleno desenvolvimento social.
Fomos pioneiros na operacionalização de Políticas Públicas para a Agricultura Familiar no território, atuando com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desde 2010.
Atualmente a Cooperativa implementa dois projetos importantes e estruturantes, com apoio do ISPN – PPP Ecos e com o Projeto Copaíbas financiado pelo FUNBIO. Ambos têm como objetivo oferecer infra-estrutura para o beneficiamento e processamento de produtos da sociobiodiversidade com a instalação de uma agroindústria na sede da Cooperativa. Também através deste projeto foram executadas capacitações e mutirões agroecológicos para as comunidades da região dos Assentamentos Sílvio Rodrigues e ESUSA, e também foi realizado um trabalho para ajudar os agricultores familiares e extrativistas da região a implementar o Turismo de Base Comunitária como solução para integrar as comunidades e gerar renda para as famílias envolvidas.
A cooperativa é beneficiária do projeto Baru da Chapada em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB) que tem como objetivo promover a cadeia sustentável e produtiva do Baru na Região da Chapada dos Veadeiros e tem como principais atividades a assistência técnica continuada, a adoção de boas práticas de manejo do baru, a formação de agentes locais do Baru e o advocacy para melhorar e gerar inteligência na cadeia de valor.
Cabe destacar que a cooperativa atua em uma importante área para conservação da Biodiversidade, que é a APA do Pouso Alto, e faz limites com áreas protegidas de alta relevância para conservação, como o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.